Novidades

Sabedoria – Torne-se melhor a cada nova experiência

Sabedoria ou sapiência vem do grego Σοφία – “sofía” – que consiste no que possui o “sábio”. Originado do grego σοφός, “sophos”. À partir desta palavra, originam-se várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία – “amor à sabedoria” (filos/sofia). Conceituando o significado prático da palavra, podemos dizer que a sabedoria é a capacidade que auxilia a pessoa a identificar seus erros e os da sociedade para assim corrigi-los.

O grande filósofo Sócrates definiu bem este conceito ao dizer que “a sabedoria começa com a reflexão” porque definitivamente no tornamos mais sábios a cada nova experiência. Nosso desafio diante do anseio pela sabedoria é como extrair bons frutos destas experiências, afinal, nem sempre estamos satisfeitos com os resultados das nossas escolhas ou vivências. Sócrates nos diz ainda que o “sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”, nesta reflexão podemos compreender a preciosidade da humildade na conquista do saber. Cora Coralina, também reforça a importância da humildade ao dizer que “o saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”.

Precisamos nos exercitar para conquistarmos a sabedoria, para isso, queremos te convidar a refletir. A partir da reflexão encontramos meios para extrair bons frutos de nossas vivências. Assim, aperfeiçoamos o nosso ser. Reserve um tempo para refletir. Nós temos aqui, alguns temas.

questions

dica_livro

Fonte: WRJ
Categoria: Informativo
Publicado em: 13/10/2015
Voltar